Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Investigadores do Politécnico de Viana apresentam projecto que ajuda no combate às espécies invasoras aquáticas

Os investigadores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) desenvolveram uma plataforma que ajuda no combate às espécies invasoras aquáticas.

Este projecto permite a detecção remota e oferece uma solução para o alastramento destas espécies nos rios Lima e Cávado. No âmbito deste projecto – “SINVAQUA” – o Instituto vai acolher um seminário sobre o tema, no próximo dia 9 de Maio, e ainda um “workshop” no dia 13.

A plataforma apresentada «permite uma resposta rápida à disseminação de plantas exóticas invasoras aquáticas», como explicou o coordenador do projecto, Joaquim Mamede Alonso. O investigador referiu que este projecto «transporta para a sociedade» o trabalho realizado pela equipa.

Joaquim Mamede Alonso acredita que «a plataforma será um contributo para o avanço da investigação portuguesa na interface académica sociedade-empresas-governança», que se proporciona através «do reforço do conhecimento ambiente e da inovação numa aposta digital».

Para além disso, o investigador revelou que o processo é feito «através de imagens satélite», onde os técnicos «podem acompanhar zonas específicas», permitindo, desta forma, «intervir e limpar antecipadamente».

Joaquim Mamede Alonso acredita ainda que este sistema vai também criar a possibilidade de se «reduzir esforços no acompanhamento e monitorização das alterações territoriais por parte dos municípios locais», o que vai proporcionar «ganhos na coordenação e planeamento de acções de controlo» contra as espécies aquáticas invasoras.

APRESENTAÇÃO DO PROJECTO E FORMAÇÃO DE TÉCNICOS PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA

O seminário do próximo dia 9 de Maio, segunda-feira, vai servir para a apresentação oficial do projecto e da plataforma em questão, num evento que vai ter lugar no Auditório Professor Eugénio Castro Caldas, no IPVC.

A sessão inicia-se às 10h00 e existirá espaço para serem abordados tema como as “Invasões de Plantas Exóticas em Meio Aquático” ou as “Vantagens do Uso da Plataforma Cloud-Based Google Earth Engine”, que permite a monitorização de espécies invasoras.

Já no dia 13 de Maio, no mesmo auditório, vai decorrer um workshop mais direccionado para os técnicos, onde vai existir espaço para um trabalho de campo em que os participantes vão ter a oportunidade de fazer o levantamento de imagens com drones.

Esse workshop vai permitir também que os técnicos experimentem e façam exercícios na plataforma “SINVAQUA”, contando com a presença de Pedro Castro e de André Correia.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS