A eurodeputada portuguesa Isabel Estrada Carvalhais (PS) defendeu e apelou, no plenário do Parlamento Europeu, à aprovação das propostas de alterações ao Regulamento de Controlo das Pescas.
«O Regulamento de Controlo é uma ferramenta fundamental da Política Comum das Pescas e tem de ser aplicada de forma clara e uniforme em todos os Estados-Membros», enfatizou.
Isabel Estrada Carvalhais considera que este regulamento representa «uma oportunidade de garantir que informação relevante para a boa gestão e acompanhamento científico da pesca estará disponível de forma ágil, através de uma maior digitalização da actividade de todo o sector».
A eurodeputada apelou, assim, ao voto positivo e à aprovação da alteração por si inicialmente apresentada, relativa ao registo nos Diários de Pescas das interacções com espécies sensíveis (aves marinhas, tartarugas e cetáceos)
«Ao contrário daquilo que é por vezes dito, esse registo não trará aumento de burocracia, já que não levará mais de dois a três minutos num dia de trabalho, ao passo que a informação fornecida será de enorme valor e importância», defendeu.
Para Isabel Estrada Carvalhais, os dados das pescas são «preciosos para uma gestão sustentável da actividade», considerando assim fundamental a inclusão da recolha de dados sobre as interacções dos navios de pesca com as espécies sensíveis.