CAMINHOS DE SANTIAGO

CAMINHOS DE SANTIAGO -
Jacobeus querem unir associações em defesa do Caminho de Santiago

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os novos órgãos sociais da Associação Espaço Jacobeus (AEJ) tomou posse e o presidente reeleito da AEJ, António Devesa, defende o «estreitamento das relações com todas as entidades» comprometidas com o Caminho de Santiago, «especialmente com as restantes associações», trabalhando em conjunto para potenciar a peregrinação a Compostela.

Na cerimónia de tomada de posse, no sábado, dia 11, António Devesa disse que a associação «é uma instituição que existe com um único propósito: estar disponível e trabalhar para dentro do Caminho, no Caminho e para o Caminho, e para os peregrinos». E, como tal, «só pode ser local para quem queira» respeitar este princípio.

O dirigente, que se «orgulha» da reeleição e reconhece a «responsabilidade» do cargo, destacou que a AEJ, «a maior associação jacobeia portuguesa, tem tido possibilidade de crescer de forma sustentável», dando como exemplo o facto da sessão de tomada de posse decorrer na sua sede social, propriedade de «todos os sócios».
Na sua ótica, «este crescimento deve ser, primeiro, sinal de responsabilidade: ao nível de organização, comunicação e discussão de ideias entre todos, e na gestão das expectativas dos peregrinos, que veem na AEJ a entidade que deve defender, intransigentemente, o superior interesse do peregrino e do Caminho Português de Santiago».

Por outro lado, desejou que «a AEJ possa, continuamente, fomentar o culto e a peregrinação jacobeia, estreitando relações com a Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago e com todas as entidades relacionadas com o Caminho, especialmente as restantes associações, trabalhando em conjunto para potenciar a devoção a Santiago, o culto, a formação jacobeia, e a respetiva peregrinação».

NOVOS ÓRGÃOS

A direção da AEJ ficou assim composta, depois das eleições intercalares para o tempo restante do biénio 2023-2024, realizadas a 4 de maio: António Devesa (presidente), Nuno Rodrigues, Leonel Pereira e Albino Marques (vice-presidentes); Manuel Fernandes (tesoureiro), Carina Frazão e Paulo Silva (secretários), Arlindo Parra, Francisco Grilo e Avelino Ribeiro (suplentes).

A AEJ conta com 800 associados, tem sede em Braga e quase 30 delegações em Portugal e no estrangeiro. Fundada há 20 anos, os seus objetivos consistem em fomentar o culto e a peregrinação a Santiago de Compostela, preparar e informar peregrinos, e promover os diversos itinerários do Caminho Português de Santiago.

É uma organização católica que «preserva, na sua essência, o espírito ecuménico de aceitação de todas as pessoas, de todas as raças e credos, congregando nas atividades pessoas de diferente fé e fundamentação humanística».

Em 2006, foi oficialmente reconhecida pela Arquidiocese de Braga e agregada à Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, com sede em Santiago de Compostela.

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS