Joana Fernandes e Avelino Macedo brilharam, esta tarde, na S. Silvestre de Amares 2024. Joana fez 1º do escalão e 2º da geral e Avelino fez 1º veteranos M35, numa prova dominada por Paulo Mendes e Filomena Costa, vencedores absolutos dos sectores masculino e feminino, respectivamente.
O atleta do Centro de Atletismo de Ceia percorreu os 10 quilómetros da prova com o tempo de 31 minutos e 31 segundos, enquanto que a atleta da equipa ACD Jardim da Serra gastou mais seis minutos.
«Foi uma disputa boa, tentei deixá-lo várias vezes para traz mas não consegui e só na reta final é que consegui deslocar. O percurso é duro conforme o ritmo que o atleta quiser impor na prova e nós andamos relativamente rápido», disse Paulo Mendes, que se estreou na São Silvestre de Amares.
Na corrida feminina, Filomena Costa, andou sempre na frente da corrida e acabou por com mais de um minuto de distância sobre a segunda classificada, a amarense Joana Fernandes.
«A prova correu muito bem, senti-me sempre muito confortável. Há dois anos a volta foi ao contrário, gosto mais assim de dia porque não é tão perigoso e sentimos mais o apoio do público», expressou a atleta.
Coletivamente, a equipa Vila Verde a Correr foi a 1ª classificada.
MAIS DE 700 PARTICIPANTES
Acácio Fernandes, membro da organização fez um balanço positivo da prova que contou com mais de 700 participantes, entre a corrida (10km) e caminhada (5km).
«Este ano abrimos as inscrições mais tarde, mas a adesão foi incrível, tivemos mais de 700 participantes e correu muito bem. É uma prova cada vez com mais tradição. A nossa organização também quer dedicar esta prova ao Edgar Faria que é uma pessoa importante nesta organização», expôs.
CLASSIFICAÇÃO
Masculino
1.º Paulo Mendes (CA Ceia) 31m e 31s
2.º Renato Teixeira (GD Goma) 31m e 40s
3.º Nuno da Silva Carvalho (GDR Santa Tekla) 34m e 19s
Feminino
1.ª Filomena Costa (ACD Jardim da Serra) 37m e 31s
2.ª Joana Fernandes (individual) 38m e 21s
3.ª Liliana Rocha (São Salvador do Campo) 38m e 41s