“Aberto Todos os Dias”, de João Barreto Guimarães, é a obra vencedora da 4ª edição do Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda, promovido pela Câmara Municipal de Amares, através do Centro de Estudos Mirandinos – CEM.
De acordo com o Diretor do CEM, Sérgio Guimarães de Sousa, a obra (de um total de cerca de 200 a concurso) mereceu, por unanimidade, a distinção do júri, pois é capaz de “usando de uma linguagem muito acessível, enfatizar e valorizar os objetos do dia a dia que, à primeira vista passam despercebidos, e extrair dessa objetualidade do quotidiano, novos sentidos, novas significações».
A obra revela «na sua arquitetura compositiva, uma notória maturidade estética, através da qual o autor, numa linguagem aparentemente de uso corrente e inclinação narrativa, mas moldada por uma fina ironia e por uma métrica invulgar, dá força e originalidade a um imaginário rico em objetos e presenças tangíveis de elevada sugestividade», acrescenta.
Felicitando João Barreto Guimarães pela atribuição do prémio, a Vereadora da Cultura do Município de Amares, Cidália Abreu, reconheceu o «valioso» trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo CEM em torno da figura de Sá de Miranda.
Quanto ao Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda, a vereadora aponta que o futuro deverá «continuar a passar pela aposta no mesmo, bem como em todas as iniciativas que promovam e homenageiem este grande vulto da poesia».
O Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda tem o valor pecuniário de 7.500 euros e é promovido bienalmente pela Câmara Municipal de Amares, através do Centro de Estudos Mirandinos, com o intuito de homenagear e divulgar o poeta e humanista Francisco de Sá de Miranda, bem como incentivar a criação literária no domínio da poesia.