O candidato do Chega à Câmara de Terras de Bouro, João Madeira, coloca como uma das suas prioridades impedir que os jovens terrabourenses abandonem as escolas e se matriculem noutros concelhos.
Professor de profissão, Madeira refere que, nos últimos quatro anos, o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro perdeu 57 alunos, passando de 693 para 636, considerando urgente mudar o paradigma.
«Infelizmente, esta tendência é para continuar a agravar-se nos próximos anos, face à completa inacção da nossa autarquia relativamente a esta problemática», aponta.
Para João Madeira, é necessário promover incentivos que contribuam para o aumento da taxa de natalidade: «Precisamos de mais crianças, mais jovens e urgentemente».
«Há que reverter também a taxa de desemprego que teima em aumentar de forma preocupante no nosso concelho. Há que criar condições para a fixação das famílias no nosso território», diz.
O candidato do Chega considera que falta também «muito mais» investimento nas escolas e uma oferta educativa mais aliciante para manter os alunos e impedir que tenham de procurar outras escolas.