TERRAS DE BOURO

TERRAS DE BOURO -
Jovens do Minho vão lançar revista dedicada ao Parque Nacional da Peneda-Gerês

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Na próxima segunda-feira, conforme foi hoje divulgado, vai ser lançado para as bancas o primeiro número de uma revista trimestral exclusivamente dedicada à riqueza ambiental, biodiversidade, turismo e história geológica do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A “Peneda-Gerês Mag”, revista lançada por uma empresa de jovens do Minho ligados à comunicação e ao jornalismo, vai ser apresentada, na segunda-feira, às 10:00, na Porta de Lindoso, em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, uma das cinco portas de acesso ao Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

«Há já algum tempo que o projecto estava em mente, mas ainda não tinha surgido a oportunidade de o tornar realidade. O território merece a produção de conteúdo capaz de juntar a vertente científica à lúdica e cultural, associando o turismo de natureza», explicou esta sexta-feira, à agência Lusa, a responsável pela empresa “Words & Company”, Andreia Fernandes.

A primeira edição da revista, bilingue, com uma tiragem de 1.700 exemplares, representou um investimento de oito mil euros, «integralmente suportado» pela empresa, que acredita que «o projecto se tornará uma mais-valia para todos os concelhos que integram o parque nacional».

«Face ao crescente número de turistas nacionais e internacionais que procura o território, a revista apresenta 50% do seu conteúdo em inglês», apontou.

Esta “Peneda-Gerês Mag”, com 100 páginas, «conta com a participação de vários investigadores ligados à Universidade do Minho, em Braga, à Universidade de Exeter, no Reino Unido, e à Universidade Federal de Santa Maria, em Rio Grande do Sul, no Brasil».

Para os responsáveis pela iniciativa, o «objectivo é mostrar as qualidades de um território que ainda tem muito para oferecer e que não se esgota no verão apenas com os rios e lagoas que tanto chamam à atenção para o parque».

SEGURANÇA DOS TURISTAS E VEZEIRAS EM DESTAQUE NA PRIMEIRA EDIÇÃO

Um dos temas abordados na primeira revista prende-se com a segurança dos turistas que visitam o PNPG.

«Nesta altura do ano, acontecem acidentes nas cascatas e lagoas do território e, por isso, temos uma reportagem com o responsável pela equipa de Busca e Resgate em Montanha, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GNR), que ajuda a perceber as razões destes acidentes e a forma como podem ser evitados», adiantou Andreia Fernandes.

A vertente turística é explanada num “diário de bordo” pela “rota” da Estrada Nacional (EN) 13, que liga Viana do Castelo a Bragança, e que “conduz o visitante ao coração do PNPG”.

As vezeiras de Terras de Bouro, ou brandas ou inverneiras, como são conhecidas no Alto Minho, abrigos dos pastores e agricultores que cumpriam a chamada transumância, é outro dos temas em destaque.

Andreia Fernandes acrescentou ainda que o PNPG «é um espaço de biodiversidade, de tradições, de modernidade, de arte e cultura, de atividades de lazer, de motivos para uma visitação em qualquer altura do ano».

A revista vai estar à venda por 4.99 euros, em lojas de turismo e postos de abastecimento, mas também será possível subscrever a mesma através da página na Internet criada no âmbito da iniciativa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS