As Câmaras de Valença, Caminha e Ponte da Barca anunciaram que, em conjunto com as juntas de freguesias, aderiram à parceria que resulta da estratégia de vacinação descentralizada em postos de proximidade à comunidade, proposta pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) aos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo.
O é “evitar que a população mais idosa e vulnerável tenha de se deslocar ao centro de saúde, o que poderá originar maior concentração de pessoas nesse espaço”, aliviando assim a pressão sobre os centros de saúde locais.
Deste modo, os que estão incluídos nos grupos de risco devem entrar em contacto com a sua junta de freguesia para proceder à inscrição.
A vacina contra a gripe é administrada pelas equipas de enfermagem do centro de saúde local que se deslocam às freguesias, entre 19 de Outubro e 20 de Dezembro, cabendo agora aos autarcas a definir os locais, horários e as regras de higiene e segurança.
Recorde-se que a campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que começa habitualmente em 15 de Outubro, iniciou-se este ano mais cedo com uma primeira fase para qual foram disponibilizadas 350 mil vacinas para os utentes de lares e profissionais de acção social. Na segunda fase, que começa no próximo dia 19 estão abrange pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.
Além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos de risco, há vacinas à venda nas farmácias, sujeitas a receita médica, e comparticipadas.