Em 2021 a Câmara prevê investir dois milhões de euros na troca de luminárias tradicionais por Led, passando o concelho a ter 35% de cobertura por esta tecnologia, avança a autarquia esta quinta-feira em comunicado.
De acordo com a autarquia, para o corrente ano está prevista a troca de 421 luminárias, que corresponde a um investimento municipal estimado de cerca de trezentos mil euros e que está neste momento em fase de concurso.
Também a E-Redes, antiga EDP Distribuição, prevê a troca de mais 1.700 pontos de luz, obtendo assim um cumulativo de mais de 2 mil luminárias só no ano de 2021.
“Assim, no final do ano de 2021 conseguiremos atingir a meta de mais de 13 mil luminárias com tecnologia Led, cobrindo uma área significativa do concelho e alcançando cerca de 35% de toda a iluminação pública existente”, refere o comunicado, que acrescenta que “este resultado representa um investimento Municipal directo de cerca de dois milhões de euros.
Paralelamente a estes investimentos, a Câmara inicia a intervenção de melhoria das condições do túnel da av. Liberdade com benefícios ao nível da iluminação pública, o que representa um investimento municipal de 280 mil euros e que conta com financiamento comunitário.
O comunicado recorda que nos últimos anos efectuou “investimentos consideráveis” na melhoria da iluminação pública do concelho.
“Esta medida visou a implementação de políticas de eficiência energética e de preservação do ambiente, reduzindo significativamente o consumo de energia e consequentemente o seu custo”, afirma.
REDUÇÃO DE EMISSÕES CO2
Com um investimento municipal que ascende a cerca de 1,6 milhões de euros, o número de luminárias trocadas é superior a 6.400 pontos de luz até ao final de 2020, num universo de cerca de 35 mil luminárias em todo o concelho de Braga. Também a E-Redes, ao abrigo do contrato de concessão com o município, trocou mais de 7 mil novos pontos de luz até ao final de 2020.
“Este trabalho, articulado com a E-Redes, tem permitido que a cada ano se implemente uma estratégia de eficiência energética com ganhos significativos para a população e se concretize uma redução do consumo da factura energética municipal”, afirma a autarquia.
“Esta transição energética permite diminuir as emissões dos gases de efeito de estufa ao implementar soluções inovadoras, sendo que o objectivo não é só financeiro, mas passa também por reduzir os impactos ambientais”, lê-se no comunicado.
Desde 2015, com a implementação de tecnologia Led na iluminação pública, foi possível, conclui o comunicado, “reduzir as emissões de CO2 em 3.138 toneladas, o que equivale em média anual a 523 toneladas de CO2 – um número significativo se considerarmos que para combater uma tonelada de CO2 precisamos de plantar 7,14 árvores”.