Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Leitores da CIM do Ave já requisitaram mais de mil livros no primeiro trimestre da plataforma digital BiblioLED

As bibliotecas públicas da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave contam já, no primeiro trimestre do ano, com um total de 652 utilizadores inscritos e 1.223 livros emprestados na plataforma BiblioLED. Este é um serviço de leitura e empréstimo digital de livros e audiolivros lançado pelo Ministério da Cultura.

Entre os oito municípios que integram a CIM do Ave, destaca-se Guimarães, com 279 utilizadores inscritos e 517 empréstimos efetuados, sendo a obra mais requisitada “Isto só acontece nos filmes”, de Holly Bourne. Vila Nova de Famalicão regista também números expressivos, com 183 utilizadores inscritos e 419 empréstimos, destacando-se a obra “Inquieta”, de Susana Amaro Velho.

Este serviço digital já ultrapassou as expectativas iniciais, registando, a nível nacional, mais de 17 mil utilizadores e cerca de 22 mil livros emprestados desde o seu lançamento, no final de janeiro deste ano.

Adesão à BiblioLED

A adesão da CIM do Ave à plataforma BiblioLED foi formalizada através de um protocolo assinado em novembro de 2024 entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a CIM do Ave. O acordo estabelece as regras de utilização da plataforma, as responsabilidades de cada parte e o compromisso de promover o acesso digital à leitura até novembro de 2028.

Entre as obrigações da CIM do Ave destacam-se a validação de utilizadores, a curadoria de conteúdos e a divulgação do serviço, enquanto a DGLAB assegura a administração técnica e a disponibilização do catálogo nacional.

A primeira secretária intermunicipal da CIM do Ave, Marta Coutada, salienta a importância desta adesão local ao BiblioLED, destacando que «a plataforma representa uma oportunidade valiosa para reforçar os hábitos de leitura nas comunidades locais e promover a literacia digital, facilitando o acesso à cultura de forma inclusiva e abrangente».

O êxito local da plataforma BiblioLED reforça a aposta contínua da CIM do Ave na promoção cultural e no apoio a iniciativas inovadoras, capazes de aproximar as comunidades locais do conhecimento e da cultura através das tecnologias digitais.

Para o afeito, a CIM do Ave entregou, o mês passado, 74 novos computadores às bibliotecas municipais dos seus oito municípios – Cabeceiras de Basto, Fafe, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Mondim de Basto, Vizela e Póvoa de Lanhoso.

A iniciativa, integrada na Medida C04-i01-m01 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visou reforçar a infraestrutura tecnológica destes espaços, melhorando o acesso digital à informação e a qualidade dos serviços prestados, e garantindo, assim, um serviço mais eficiente e acessível.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS