As bibliotecas públicas da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave contam já, no primeiro trimestre do ano, com um total de 652 utilizadores inscritos e 1.223 livros emprestados na plataforma BiblioLED. Este é um serviço de leitura e empréstimo digital de livros e audiolivros lançado pelo Ministério da Cultura.
Entre os oito municípios que integram a CIM do Ave, destaca-se Guimarães, com 279 utilizadores inscritos e 517 empréstimos efetuados, sendo a obra mais requisitada “Isto só acontece nos filmes”, de Holly Bourne. Vila Nova de Famalicão regista também números expressivos, com 183 utilizadores inscritos e 419 empréstimos, destacando-se a obra “Inquieta”, de Susana Amaro Velho.
Este serviço digital já ultrapassou as expectativas iniciais, registando, a nível nacional, mais de 17 mil utilizadores e cerca de 22 mil livros emprestados desde o seu lançamento, no final de janeiro deste ano.
Adesão à BiblioLED
A adesão da CIM do Ave à plataforma BiblioLED foi formalizada através de um protocolo assinado em novembro de 2024 entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a CIM do Ave. O acordo estabelece as regras de utilização da plataforma, as responsabilidades de cada parte e o compromisso de promover o acesso digital à leitura até novembro de 2028.
Entre as obrigações da CIM do Ave destacam-se a validação de utilizadores, a curadoria de conteúdos e a divulgação do serviço, enquanto a DGLAB assegura a administração técnica e a disponibilização do catálogo nacional.
A primeira secretária intermunicipal da CIM do Ave, Marta Coutada, salienta a importância desta adesão local ao BiblioLED, destacando que «a plataforma representa uma oportunidade valiosa para reforçar os hábitos de leitura nas comunidades locais e promover a literacia digital, facilitando o acesso à cultura de forma inclusiva e abrangente».
O êxito local da plataforma BiblioLED reforça a aposta contínua da CIM do Ave na promoção cultural e no apoio a iniciativas inovadoras, capazes de aproximar as comunidades locais do conhecimento e da cultura através das tecnologias digitais.
Para o afeito, a CIM do Ave entregou, o mês passado, 74 novos computadores às bibliotecas municipais dos seus oito municípios – Cabeceiras de Basto, Fafe, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Mondim de Basto, Vizela e Póvoa de Lanhoso.
A iniciativa, integrada na Medida C04-i01-m01 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visou reforçar a infraestrutura tecnológica destes espaços, melhorando o acesso digital à informação e a qualidade dos serviços prestados, e garantindo, assim, um serviço mais eficiente e acessível.