Para levar o teatro às escolas, surge o projeto “Leituras Encenadas” que, já esta semana, chegou às Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento de Póvoa de Lanhoso. A iniciativa dura até maio.
Sendo uma parceria entre a Rede de Bibliotecas da Póvoa de Lanhoso (RBPL) e o município, abrange cerca de 1.018 alunos.
«O objetivo é levar o teatro às escolas, com base nas leituras abordadas em contexto de sala de aula e destina-se a enriquecer o currículo de cada criança, a promover o gosto e o hábito da leitura, bem como estimular a sua imaginação», descreve a autarquia.
As histórias foram previamente selecionadas de acordo com o Plano Nacional de Leitura e com os currículos de cada ano de escolaridade.
Para o 1.º ano está selecionado o livro “Cores que se amam”, de Paco Abril; para o 2.º ano: “Meninos de Todas as Cores”, de Luísa Ducla Soares; no 3.º ano: “Robertices”, de Luísa Dacosta e no 4.º ano: “Doutor Finanças e a Bata Mágica”, de Adriana Cabrita.
Para os mais novos, do Jardim de Infância, a obra trabalhada será “A Bondade é o meu Super Poder”, de Alicia Ortego.
Adicionalmente, os Serviços Educativos da Cultura oferecem também visitas ao Castelo de Lanhoso para os alunos do 4º ano e a história de fantoches da Maria da Fonte para o 3º ano.