Entre amanhã e domingo (31 de maio, 1 e 2 de junho) Lindoso, na Ponte da Barca, acolhe a X Festa Transfronteiriça de Caça.
Entre os vários momentos de convívio, exposições, competições e de provas gastronómicas, neste evento transfronteiriço que decorre também na localidade espanhola de Riocaldo – Lobios, é de destacar a conferência que vai acontecer no dia 1 de junho, no Castelo de Lindoso, a partir das 15 horas, subordinada ao tema: “Recursos cinegético, tradição e sustentabilidade da caça em alta montanha e suas aplicações na economia local”.
O presidente do Clube de Caça e Pesca de Lindoso e membro da organização deste evento, Horácio Cerqueira, refere que «o objetivo é permitir a todos os participantes neste certame a partilha de opiniões sobre o estado da caça na região e a forma de como é exercido o respetivo controlo sobre as espécies».
De resto, «todo o evento está organizado para enaltecer aquilo que resulta desta atividade e que é tão importante para este território. Queremos que os participantes se sintam confortáveis em partilhar as suas opiniões durante a conferência e embora sejam sempre temas que dividem, nós estamos aqui para encontrar equilíbrio nesta atividade e na forma como a caça é vista».
Como oradores convidados da conferência estará a deputada do PSD, Emília Cerqueira, que também é presidente da Comissão de Agricultura e Pescas, o veterinário galego Juan Antonio Fernandez Pérez, responsável técnico da Asociacion Tecoresde Galicia, que trará a visão espanhola sobre o controlo das espécies cinegéticas. Manuel Imperadeiro, caçador e dirigente associativo, o engenheiro zootécnico e diretor geral do PEC Nordeste, Vítor Gonçalves e ainda o reconhecido chef Álvaro Costa, serão parte integrante desta tarde de debate em Lindoso.
Haverá ainda tempo para provas gastronómicas que prometem deliciar os participantes.