CULTURA

CULTURA -
Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho apresentado esta sexta-feira em Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Consórcio Minho Inovação – constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho (CIM Alto Minho), Cávado e Ave – apresenta, esta sexta-feira, 20 de Janeiro, pelas 10h30, no Museu dos Biscainhos, em Braga, o livro “Histórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, contando com a apresentação da jornalista Laurinda Alves.

A obra «reproduz e eterniza os textos que suportaram as conferências promovidas nos últimos dois anos no âmbito do programa “Histórias do Minho – Narrativas do Feminino de uma Geografia Identitária”», que percorreu os 24 concelhos do Minho, envolvendo investigadores, especialistas e artistas, contando com uma grande adesão por parte das próprias comunidades.

Esta iniciativa «aprofunda e promove a identidade cultural do Minho, destacando os papéis assumidos pelas mulheres na construção e desenvolvimento da região ao longo do tempo. Apela ao reconhecimento da realidade histórica numa narrativa que liga o passado ao presente, gerando um itinerário contemporâneo, portador e congregador de saberes e valores identitários de uma cultura que, mais do que nunca, importa estudar, conhecer e cuidar», pode ler-se em nota enviada.

O livro espelha, ainda, a «importância desses contributos de diferentes olhares e saberes, dando visibilidade a contextos, realidades, colectivos femininos e personagens que fazem despertar para a preservação desta mesma memória».

O projecto que deu origem ao livro “Histórias do Minho – Narrativas do Feminino de uma Geografia Identitária” está inserido no projecto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, co-financiado pelo Norte 2020.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS