Mais quinze organismos públicos, instituições e associações juntaram-se, esta quinta-feira, a outros oito que já integram a Comissão de Homenagem aos Democratas de Braga, todos partilhando uma “visão integrada” do que deve ser a homenagem aos democratas e as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A Associação 25 de Abril, Associação Académica da Universidade do Minho, a Centésima Página, o Cine clube de Fafe, o Cine Clube de Guimarães, o Convívio- Associação Cultural e Recreativa, o Círculo de Arte e Recreio e os Encontros de Imagem”, são os novos ‘parceiros’.
A assinatura dos protocolos entre aquelas entidades e a Comissão representa, nas palavras de Paulo Sousa, o vincar da “disponibilidade de tudo fazer para que a Democracia e as amplas liberdades, direitos e garantias que os irmãos mais velhos garantiram antes e depois do 25 de Abril, serão respeitadas e fortalecidas com este projeto que designamos como a ‘Festa da Democracia’ – porque disso se trata”.
Para o responsável da Comissão, a diversidade em múltiplos sectores da sociedade enriquece “o património desta experiência comum que nos junta a todas e a todos numa missão que exige, de forma salutar, uma articulação a todos os níveis inédita, mas, que estamos certos, será coroada de êxito, dado a motivação que nos caracteriza”.
“Move-nos a vontade de tudo fazer para que as novas gerações não percam os referenciais, conheçam o passado que dá sentido hoje à vida dos filhos e dos netos da Democracia que iniciaram esta trabalho a 2 de Maio de 2022”, frisou o antigo jornalista.
Paulo Sousa destacou do programa provisório, a homenagem a Salgado Zenha, com a abertura da exposição sobre a vida e obra desta figura da democracia portuguesa, na Escola de Direito da Universidade do Minho, que se segue a uma outra a Vítor Sá. Actualmente, decorre me Guimarães uma homenagem a outro antifascista, Santos Simões.
À tarde do mesmo dia, pelas 14h00, é inaugurada uma placa evocativa erigida por proposta desta Comissão, pela Câmara Municipal de Braga, na casa onde nasceu, no largo da Senhor-a-Branca.
À noite realiza-se uma sessão solene, na Assembleia Municipal de Braga a que Zenha presidiu durante três mandatos.
“Durante este ano, muitas outras iniciativas marcarão a homenagem a estes homens de H grande que enobrecem a evocação dos 49 anos em Democracia”, adiantou Paulo Sousa.
Recorde-se que em Dezembro passado, a Comissão, de âmbito distrital, assinara outros protocolos com a Fundação Bracara Augusta, Synergia, AEBraga-Associação Empresarial de Braga, Maladarte, Canto DÁqui, Civitas, ASPA e UMAR.