Chegou este domingo à noite a Barcelos mais um grupo de 23 refugiados oriundos da Ucrânia, também eles agora acolhidos pelo município, no Seminário da Silva. Este grupo viajou, desde a Polónia, em três carrinhas, numa iniciativa supervisionada pela jovem barcelense Joana Ramos.
À semelhança do que já tinha acontecido com o primeiro grupo organizado de 67 pessoas chegadas na sexta-feira, este grupo também foi acolhido no Seminário da Silva, onde o município estabeleceu uma ‘base operacional’ que permite que quem chega seja recebido da melhor forma.
Ali são distribuídos pelos respectivos quartos, são testados contra a covid 19, recebem cuidados médicos e alimentação. Depois, em articulação com as autoridades oficiais: SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Segurança Social e Serviços de Saúde são tratadas as questões burocráticas.
Entretanto, a autarquia informa que face ao volume entregue não é necessário mais vestuário. Todavia, continua a recepção de alimentos não perecíveis e medicamentos.
Esses bens podem continuar a ser entregues nas juntas de freguesia e outras instituições, ou então serem entregues no armazém que a autarquia providenciou na Zona Industrial de Tamel S. Veríssimo, Pavilhão 12, Sector 1 (Coordenadas de GPS: 41º33’09.40”N / 8º35’11.37”O).
O pavilhão está aberto de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; e aos sábados, das 09h00 às 13h00.
Qualquer contacto ou informação adicional para e-mail:[email protected]/ telemóvel: 914 761 037.
LEGENDA: Os refugiados são testados à covid-19 à chegada