BRAGA

BRAGA -
Mais de 150 pessoas aceitam o desafio da Câmara de Braga e participam em acções ambientais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Mais de 150 pessoas acederam ao desafio da Câmara de Braga de participar numa série de actividades ambientais, desde caminhadas a sessões de formação para professores, anunciou a autarquia.

Por exemplo, ao abrigo da candidatura ao galardão Bandeira Azul, realizou-se, na Quinta Pedagógica, uma sessão de formação para professores subordinada ao tema ‘A Permacultura e as Hortas Urbanas’. No decorrer da sessão os docentes tiveram a oportunidade de cimentar algumas noções primárias da permacultura. Na vertente prática da formação, foram convidados a construir uma espiral de plantas aromáticas e medicinais.

Ainda no seguimento do galardão das praias fluviais de Adaúfe, Ponte do Bico e Merelim S. Paio realizou-se a caminhada organizada pela Katavus e em parceria com o município. Tratou-se de uma caminhada com a extensão de cerca de 10km entre as praias de Adaúfe e Merelim S. Paio, com o objectivo de dar a conhecer a flora ribeirinha e as estruturas aí existentes, que num acto de cidadania activa, recolheram resíduos ao longo do percurso.

A par destas iniciativas, foi ainda realizada uma ‘Aventura pelo Ambiente’ com visita ao Penedo das Letras e Monte Redondo. Esta actividade foi organizada pela União de Freguesias de Guisande e Oliveira S. Pedro, com a colaboração do pelouro do Ambiente. Os participantes percorreram cerca de 8km que culminaram num convívio entre todo o grupo.

O rol de actividades terminou com a celebração do ‘Dia do Silêncio’ (7 de Maio), por via da auscultação e identificação dos sons da natureza, no Parque Urbano do Picoto. Os participantes tiveram a oportunidade de escutar os sons emitidos por diversas aves e identificar vários tipos de chamamentos. No sábado, dia 18, realizou-se uma saída de campo para observação da biodiversidade. Esta aconteceu na praia Fluvial de Merelim S. Paio, das 20h30 às 22h30. A iniciativa foi integrada no programa da Bandeira Azul.

Altino Bessa, vereador do Ambiente, reforça a importância de envolver a comunidade nas iniciativas pelo ambiente.

“Considero fundamental a oferta de actividades à população em geral, no sentido de fomentar a descoberta pelo Ambiente e formar. Formar para que a população possa cuidar e estar mais próxima dos tantos e magníficos espaços verdes existentes no concelho”, afirma, citado no comunicado.

“A vertente formativa para docentes é essencial na medida em que só a partir destes é possível sensibilizar as camadas mais jovens para a preservação do Ambiente”, diz, sublinhando o envolvimento dos participantes “ao ponto de praticarem actos de cidadania”. Aponta como exemplo a recolha de resíduos durante uma das actividades. “Esta atitude por parte dos participantes é demonstrativa de que estamos a conseguir passar a mensagem”, remata.

[email protected]

 

 

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS