A primeira edição do projeto EcoMov Sénior, desenvolvido pelo pelouro do Ambiente da Câmara de Braga, envolveu mais de 200 idosos do concelho em atividades de valorização e promoção da economia circular, tendo sido dinamizado nos lares e centros de dia do território.
Os idosos que participaram na iniciativa foram distribuídos por dez sessões dinamizadas por três projetos distintos: BioAventuras, Pegadas do Brincar e Vincular. Todos estes projetos têm como objetivo potenciar atividades ao ar livre, valorizando o contacto direto com a natureza.
“O projeto EcoMov valoriza a memória e identidade dos idosos, recorrendo ao seu conhecimento para dinamizar as atividades. O objetivo é valorizar o conhecimento dos idosos e promover um envelhecimento ativo, com foco em projectos adaptados e atividades intergeracionais”, explica o vereador do Ambiente, Altino Bessa.
As atividades desenvolvidas durante o EcoMov Sénior incluíram a criação de jogos de mesa, instrumentos musicais e peças decorativas por via da reutilização de materiais.
“Após um resultado tão satisfatório na sua primeira edição, o projecto terá continuidade nos Lares e Centros de Dia do concelho”, garante a Câmara de Braga.