O manual de boas práticas para o desenvolvimento de actividades náuticas no contexto pandémico, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e pelos agentes turísticos do território, foi selecionada para o “People’s Choice Award”, da “Green Destinations”.
Este manual foi uma das “histórias de sustentabilidade” escolhidas para integrarem o evento que vai decorrer, em formato online, na ITB Berlim, na Alemanha. Este trabalho também já tinha sido votado com um dos “Top 100 Destination Sustainability Stories de 2021”.
A história do Alto Minho, denominada “Working together towards recovery: The good practice manual for nautical activities” foi também uma das nomeadas na categoria de Reinicialização e Recuperação de Turismo. A votação encontra-se disponível em https://greendestinations.org.
Com este projecto, a CIM Alto Minho pretende dar mais poder às «empresas de turismo náutico com ferramentas e conhecimentos», para conseguir ajudar «a superar as dificuldades que surgiram neste contexto pandémico».
Para a implementação deste objectivo foram realizados vários “workshops” ligados às actividades náuticas como, por exemplo, «destino de turismo náutico acessível, criação de produtos e roteiros acessíveis, destino náutico internacional, destinos náuticos e criação e desenvolvimento de produtos náuticos».
O “Fórum Estação Náutica do Alto Minho”, que se realizou a 22 de Julho de 2020, também foi parte integrante deste processo, ao qual se junta o seminário “O Papel do Turismo Náutico no Alto Minho”, que reuniu autarquias e empresas para debater o potencial turístico da região.
Estes grupos de trabalho culminaram no manual de boas práticas que «agregou todas as orientações técnicas existentes no âmbito da COVID-19», de forma a que os agentes turísticos pudessem retomar as suas atividades em segurança.