O presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, anunciou «quatro obras emblemáticas» para concretizar no novo mandato: a requalificação do centro urbano da vila de Amares, a criação de um pavilhão multiusos/ polidesportivo, a intervenção no Monte de S. Pedro de Fins e a criação da Praia da Ombra.
No discurso da cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos, realizada este sábado de manhã, o autarca amarense lembrou o trabalho feito desde 2013, quando foi eleito pela primeira vez, garantindo ter «a mesma vontade e o mesmo empenho» de então.
«Passados oito anos, permanece a capacidade de sonhar e a vontade de fazer acontecer. Mas Amares é já um concelho diferente, solidário, que valoriza a dimensão humana, a educação e o bem-estar como pressupostos essenciais para o desenvolvimento económico e social, disponibilizando um pacote de apoios perfeitamente consolidados e conhecidos», apontou.
Lembrando as apostas no saneamento básico e na melhoria da rede viária, disse que «foi possível baixar a dívida municipal em oito milhões de euros num período de oito anos», mas salientou que «há muito caminho e muitas frentes para o futuro».
INVESTIMENTOS
Para os próximos quatro anos, Manuel Moreira garantiu que o seu executivo vai «lutar pela execução da rede de saneamento básico de Figueiredo a Bouro, através de todos os mecanismos que estiverem alcance» e que vai «concluir o trabalho de interligação dos depósitos de água para resolver definitivamente os problemas da falta de água que há tantos anos afecta os amarenses, sobretudo nos meses de Verão».
«Estamos conscientes dos problemas existentes na recolha de resíduos. Introduziremos mudanças que, numa primeira fase, de forma experimental, passarão por um circuito de recolha de lixo porta a porta nas freguesias urbanas do nosso concelho», anunciou.
Elencando um conjunto alargado de obras planeadas, o autarca sublinhou que «o urbanismo, a rede viária e a mobilidade estarão também no centro das prioridades deste mandato».
«Vamos proceder à reorganização e requalificação do largo da feira semanal e temos como objectivo a requalificação de duas vias fundamentais: a estrada que liga Dornelas a Paredes Secas e a Estrada que liga Bouro ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia», apontou.
Moreira garantiu que terá uma «política de proximidade» com todas as Juntas de Freguesia e instituições, mostrando-se igualmente interessado em «contar com o contributo, intervenções e propostas de todos os eleitos a quem os amarenses confiaram o seu voto».
«Tal como afirmei aqui há quatro anos, estamos com os pés firmes no presente mas de olhos sempre postos num futuro de progresso. Contem com o meu compromisso de trabalho e dedicação», frisou.
NOVO EXECUTIVO
O novo executivo municipal mantém a maioria da coligação “Juntos por Amares” (PSD/CDS-PP), embora com menos um elemento do que em 2017.
Cidália Abreu, Delfim Rodrigues e Vítor Patrício Ribeiro juntam-se a Manuel Moreira como representantes da coligação.
O PS ocupa os restantes três lugares, representado por Emanuel Magalhães, Pedro Costa e Valéria Silva.
A Assembleia Municipal continua a ser presidida por João Januário Barros.