Nossa Senhora do Sameiro uniu-se, esta manhã, à Nossa Senhora da Paz, nas celebrações festivas no alto do monte da “senhora” em Amares. Um mar de fé que encheu aquele local de culto para invocar a Senhora da Paz, venerada naquele local sobranceiro a Amares e a todo o Vale do Cávado.
Pela manhã, prevenientes de vários pontos do concelho e da região, os fiéis foram-se juntando em redor da capela. Por entre preces e uma amena cavaqueira, foram-se instalando à espera da procissão e da celebração litúrgica em honra da senhora.
Ao fim da manhã, após uma extensa caminhada desde a igreja, a procissão abeirou-se do alto do monte, liderada pelos cavalos.
Seguiu-se um extenso desfilar de figurados representando quadros bíblicos, que culminou com a chegada dos dois andores principais, o de Nossa Senhora do Sameiro e do de Nossa Senhora da Paz.
Era tempo de silêncio e de oração, de louvor à «mãe das mães».
PROGRAMA
Após a missa campal, atuou a Banda Musical de Cabreiros.
A tarde está reservada para o folclore, com participação do «reativado» Rancho Folclórico de São Pedro de Figueiredo e do Rancho Folclórico das Lavradeiras da Casa do Povo de Amares.