METEOROLOGIA

METEOROLOGIA -
Massa de ar polar chega a Portugal esta quinta-feira

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Até domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma descida gradual da temperatura e aguaceiros, principalmente nas regiões do Norte e Centro. Com a chuva chega uma massa de ar polar e frio.

Segundo as previsões do IPMA, nesta terça-feira, dia de Carnaval, “existe uma probabilidade superior a 80% de ocorrer precipitação a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”, enquanto no litoral a norte do rio Vouga há 10 a 15% de hipótese de que a precipitação seja forte.

Desde segunda-feira que a temperatura máxima está em queda, devendo atingir valores entre os 4 e os 10°C no interior Norte e Centro, e entre os 10 e os 16°C no restante território, até ao final da semana.

Por seu turno, a temperatura mínima deve continuar sem alterações significativas até quarta-feira, com variações entre cerca de 0°C na Serra da Estrela, e de 10 a 12°C na faixa costeira.

Já a partir de quinta-feira, a temperatura mínima dever ser inferior a 10°C em todo o território, e negativa no interior Norte-Centro, onde pode chegar até aos -2°C. Na Serra da Estrela, os termómetros podem atingir os -5°C, diz o IPMA.

BRAGA E VIANA DO CASTELO

No distrito de Braga, as temperaturas máximas não ultrapassam os 16 º de Vila Verde e Barcelos.  Quanto a mínimas, o IPMA prevê -1 para Cabeceiras de Basto, na sexta-feira. No resto do distrito, as mínimas rondam os 0 e os 4 º C.

No distrito de Viana do Castelo, a previsão não difere. A excepção é em Paredes de Coura onde para sexta-feira o IPMA aponta para uma mínima de -2 ºC.

“Estas condições meteorológicas devem-se inicialmente à influência de uma depressão em altitude, e à passagem de uma superfície frontal fria a meio da semana, que trará uma massa de ar polar que deverá permanecer sobre o Continente até ao próximo fim – de – semana”, esclarece o organismo, que aponta que será ainda “monitorizada a possibilidade de queda de neve nas regiões montanhosas de maior altitude do Continente”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS