O terminal rodoferroviário que a Medway vai construir em Lousado, Famalicão, significa um investimento de 63 milhões de euros e deve estar operacional em 2022, anunciou esta quinta-feira aquele operador logístico.
Em comunicado, a Medway refere que a Agência Portuguesa do Ambiente acaba de emitir a Declaração de Impacte Ambiental favorável ao projecto, aguardando agora a aprovação da Câmara de Famalicão do projecto de execução proposto, para iniciar os trabalhos de construção.“Estamos esperançados em poder começar as obras no início do terceiro trimestre, para podermos ter o terminal operacional em 2022”, refere o presidente da Medway, um operador logístico considerado maior operador ferroviário privado de transporte de mercadorias na Península Ibérica
Citado no comunicado, Carlos Vasconcelos acrescenta que o projeto é de “extrema importância quer para a Medway, quer para a região, pois, quando estiver concluído, permitirá aumentar a competitividade da mesma e do transporte ferroviário, potenciando, assim, novos investimentos para a região a norte do Douro e para o concelho de Famalicão”.
O mesmo responsável diz esperar que a recente decisão de encerramento do Complexo Ferroviário da Bobadela “não venha a comprometer este projecto.
Inicialmente anunciado como um investimento de 35 milhões de euros, o terminal de Lousado implicará agora um investimento de 63 milhões, devido a “diversos melhoramentos” que foram sendo introduzidos desde que, em 2018, foi anunciado o projecto.
TERMINAL MODERNO
Em causa, segundo a Medway, um terminal “de última geração, equiparável aos terminais mais modernos do mundo”.
“Com ligação ferroviária directa, através da Linha do Minho, bem como com as acessibilidades rodoviárias através de diversas vias principais, este terminal irá potenciar a indústria exportadora local, facilitando a logística das suas mercadorias, contribuindo, desse modo, para a economia e o emprego da região”, sublinha a empresa no comunicado.
Com quatro linhas férreas de 750 metros, o terminal terá uma área de 220 mil metros quadrados e capacidade para 11.000 TEU (cada TEU equivale a cerca de 6,1 metros, o comprimento de um contentor-padrão de mercadorias).
O projecto inclui também ligação para contentores refrigerados, área reservada para mercadoria perigosa, espaços para armazenagem e serviços logísticos, parque seguro para camiões, oficinas e vigilância 24 horas.
A Medway detém 69 locomotivas (35 eléctricas e 34 a diesel) e 2.917 vagões, assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário.
Faz parte da Medlog, um operador logístico com actividade em mais de 70 países.