PENEDA-GERÊS

PENEDA-GERÊS -
Meia centena de agentes florestais integrado nos quadros do ICNF

Share on facebook
Share on twitter

Um total de 50 elementos do Corpo Nacional de Agentes Florestais (CNAF), que presta serviço no Parque Nacional da Peneda-Gerês, foi integrado nos quadros do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

A formalização da contratação dos 50 elementos aconteceu esta sexta-feira, durante a sessão de apresentação dos novos investimentos e reforço de meios humanos no PNPG, realizada na Vila do Gerês.

Na ocasião, o Ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, destacou o «trabalho extraordinário» desempenhado pelo Corpo Nacional de Agentes Florestais nos últimos anos, depois de em 2016 ter ficado «muito evidente» que o Parque Nacional «estava despido de recursos humanos».

O Governo avançou então com a colocação de 50 agentes florestais no território, o que, segundo o Ministro, teve «muitas vantagens» e ajudou a construir um PNPG «mais bonito, mais biodiverso e mais atento ao fogo».

«O trabalho destes agentes florestais foi de tal forma meritório que passámos de 7.700 hectares de área ardida para um valor entre os 200 e 300 hectares», explicou, destacando a importância da «presença continuada no PNPG durante todo o ano».

«Agora passam a ser funcionários do Estado e criar 50 empregos estáveis em territórios de baixa densidade é, de facto, uma coisa invulgar», enfatizou.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS