REGIÃO

REGIÃO -
Ministro da Cultura visita projecto inclusivo ‘Por um Galho’ em Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O ministro da Cultura cumpre quarta e quinta-feira, nos concelhos de Esposende e Porto, duas etapas do percurso dedicado à ‘Cultura que somos’, e que tem como tema a inclusão, anunciou esta segunda-feira o gabinete de Pedro Adão e Silva.

Em comunicado, o ministério refere que o objectivo daquele percurso é “conhecer e dar voz às acções, aspirações e dinâmicas que constituem a realidade cultural portuguesa”.

“Este percurso incide de novo sobre projectos que abraçam a causa da inclusão, contribuindo para o enriquecimento do nosso panorama cultural e artístico, ao mesmo tempo que transformam vidas afectadas por obstáculos de natureza diversa, originados em situações específicas de doença, condição física ou contexto social”, acrescenta o comunicado.

No Porto e em Esposende, Pedro Adão vai visitar quatro estruturas que trabalham diversos domínios artísticos, do teatro à fotografia, passando pelas artes visuais e circenses.

Na quinta-feira, em Esposende, o projecto em destaque será ‘Por um Galho’, desenvolvido pelo Grupo de Acção de Solidariedade Social de Antas.

Em causa, um projecto de intervenção social e artística pela natureza, que trabalha a inclusão e a valorização de população sénior vulnerável, através do seu envolvimento na concepção, execução e exposição de instalações artísticas efémeras baseadas na natureza e construídas com materiais naturais.

“A criação artística tem um enorme potencial para derrubar barreiras, sendo aliás essa uma das suas características: barreiras sociais, económicas, geográficas, a par de barreiras individuais, que têm a ver com a doença, ou com a condição física”, afirma Pedro Adão e Silva, a propósito do tema deste novo percurso, citado pelo comunicado.

Antes, na quarta-feira, a paragem é a Junta de Freguesia do Bonfim, no Porto, onde se inteirará do projecto ‘Do Lado de Fora’, com direcção artística do actor e encenador Rui Spranger.

Trata-se de um grupo teatral criado por pessoas sem-abrigo, numa parceria entre a Apuro – Associação Cultural e Filantrópica e a Junta de Freguesia do Bonfim.

O seu objectivo é proporcionar a integração de pessoas em situação de sem-abrigo ou exclusão social.

Também no Porto, o ministro visitará o projeto ‘INCukTurar-te: Incluir pela Cultura’, promovido pelo Clube Fenianos Portuenses, vocacionado para a integração de grupos em risco de marginalização social.

Trata-se de uma parceria com o Teatro Experimental do Porto (TEP) e várias instituições de solidariedade social.

‘Q-CIRCO’ é nome da terceira iniciativa que o governante visitará no concelho do Porto, mais concretamente no Centro Educativo Santo António, promovida pela Companhia Erva Daninha.

Este projecto propõe-se contribuir para a inserção profissional de 40 jovens em situação NEET (que não estudam, não trabalham, não estão em formação), utilizando as artes circenses como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social.

A iniciativa ‘Cultura que somos’ começou a 20 de Setembro no distrito de Lisboa, dedicada à Cultura Urbana.

Em Outubro, o mesmo tema levou o ministro da Cultura a quatro concelhos do norte do país: Famalicão, Braga, Barcelos e Guimarães.

A Inclusão, que é o segundo tema em foco nestes percursos, teve uma primeira edição a 22 de Novembro, em Lisboa, Leiria e Coimbra.

Pensados numa lógica de cobertura territorial, os Percursos do Ministério da Cultura organizam-se com base temática e o seu objectivo é fomentar a proximidade e o diálogo, no terreno, com pessoas e entidades activas no contexto da cultura e das artes.

Os próximos Percursos incidirão sobre os temas desenvolvimento local, comunicação social regional e local, arte contemporânea em rede, indústrias criativas e cineclubes.

 

LEGENDA: Projecto de tecelagem do ‘Por um Galho’

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS