O Município de Monção celebra o seu dia de fundação a 12 de março. Sendo feriado municipal, a autarquia preparou dois dias de comemoração com um programa cheio.
A celebração começa na terça-feira, 11 de março, pelas 21h30, há “Monção em Filme”, no Cine Teatro João Verde.
Na quarta-feira, dia 12, o dia começa pelas 11h00 com uma cerimónia. Esta inclui uma saudação da Banda Musical de Monção, seguida da Cerimónia de Entrega de Títulos Honoríficos e condecorações.
Há, ainda, um momento musical com a Banda Juvenil de Monção. Tudo isto tem lugar, também, no Cine Teatro João Verde.
No mesmo dia, pelas 15h00, acontece o Percurso Teatral “Com Olhos de Ver” na Alameda dos Néris.
O programa tem a participação dos Alunos de Pintura da PAC, Alunos de Expressão Dramática da PAC e da Universidade Sénior.