A Travessa dos Moleiros, em Ferreiros, e a rua de Pousadelas, no Anjo-da-Guarda, em Prozelo, Amares, são a «prioridade absoluta» da junta da União de Freguesias de Ferreiros, Prozelo e Besteiros, «para concretizar antes do fim do mandato», garante o autarca local, Paulo Gomes.
É a resposta às queixas dos residentes locais, que aguardam «impacientemente» a pavimentação das duas vias «desde o início do mandato».
«Compramos o terreno, construímos e o presidente da junta assinou um documento (em 2021) em que se comprometeu a realizar a obra, mas – até agora – nada», relatam os moradores da Travessa dos Moleiros, em Ferreiros. Contam que «é isto que se vê. Parece terceiro mundo. No Verão, é o pó; no inverno, é lama, enxurradas e inundações nas habitações mais abaixo».
O caso está sinalizado e foram, entretanto, realizados trabalhos de encaminhamento das águas pluviais para uma outra zona. «Isto é um loteamento, embora os terrenos tenham sido vendidos de forma avulsa. Nem sei como isto acontece».
A habitar as habitações «de forma permanente» desde o último Verão, «com licença de habitabilidade emitida pela câmara», os moradores sentem-se «desesperados».
JUNTA VAI CATIVAR VERBA PARA PAVIMENTAÇÃO
Perante as queixas, que entende como «justas», o presidente da junta responde que «a situação foi sendo adiada porque não havia verbas para essa obra. Está inscrita no plano e orçamento e temos agora a garantia da câmara de que vai reforçar as verbas para as juntas e vamos dar prioridade a essa pavimentação (Travessa dos Moleiros) e à rua de Pousadelas. São a nossa prioridade», assinala Paulo Gomes.
Assegura que será para concretizar logo que a câmara transfira o reforço financeiro. Aliás, a câmara também vai apoiar com a doação do material e nós vamos apoiar com a mão-de-obra».