REGIÃO

REGIÃO -
Morreu Fernando Conceição, ‘o conciliador’ que foi deputado do PSD

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O historiador, professor e político Fernando Conceição morreu esta quarta-feira, aos 100 anos, em vésperas de comemorar o 101º aniversário. Foi deputado do PSD à Assembleia da República (IV e V Legislaturas) e vice-governador Civil de Braga (1994-1995).

Multifacetado, Fernando Conceição era considerado um “conciliador nato”, que dedicou toda a sua vida ao ensino e à causa pública.

Na rede social da autarquia no Facebook, Domingos Braga, presidente do município, expressa o seu pesar pelo falecimento de Fernando Dias de Carvalho Conceição, endereçando a toda a sua família e amigos “as mais sentidas condolências”.

O velório realiza-se a partir das 18h30, em São Francisco, estando as cerimónias fúnebres marcadas, para amanhã, às 16h00, naquela igreja da cidade de Guimarães.

Em Guimarães, Fernando Conceição foi vereador da Câmara Municipal e vogal da Assembleia Municipal.

Fernando Conceição nasceu em Braga, em 18 de Abril de 1923.

Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, pela Universidade de Lisboa.

A sua carreira profissional inicia-se na Escola do Magistério Primário de Bragança, onde ocupou o cargo de director.

Mais tarde, veio dar aulas para o Liceu de Guimarães, onde também desempenhou o cargo de Reitor.

A sua carreira político-administrativa foi pontuada por cargos de relevo. Foi vereador da Cultura da Câmara de Guimarães (1968), vogal da Assembleia Municipal (1982), vogal da Comissão Permanente do PSD de Braga (1983-1985), deputado à Assembleia da República (IV e V Legislaturas) e vice-governador Civil de Braga (1994-1995).

Pertenceu a duas comissões de Educação Nacional, Cultura Popular e Interesses Espirituais e Morais.

Em Guimarães, foi um dos fundadores e presidente da direcção da Universidade do Autodidata e da Terceira Idade (UNAGUI), trabalho em prol de várias associações, como a Sociedade Martins Sarmento, a Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património, o Hospital Senhora da Oliveira e o Vitória Sport Clube.

Durante a vigência de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, foi membro do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS