Arranca na próxima terça-feira a vacinação de 1.444 utentes, dos quais 744 são idosos com mais de 80 anos, e os restaurantes 700 utentes têm entre os 50 e os 64 anos, com patologias associadas.
Segundo José Novais de Carvalho, director executivo do Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Alto Ave, a partir de Março, a previsão diária de vacinação é de 500 pessoas.
“Há capacidade de estacionamento, de proximidade e de acessibilidade, bem como de dimensões físicas e infra-estruturas para ser adaptado como posto de vacinação”, afirma.
“Esta estrutura foi idealizada com o objectivo de cumprir todas as regras de distanciamento social e de higiene, no sentido de garantir as melhores condições para este processo da vacinação”, refere José Novais de Carvalho.
O responsável adianta que a “quase a totalidade” dos utentes e funcionários de lares de idosos, estruturas residenciais e unidades de cuidados continuados do concelho foram já vacinados.
“Uma vez que ainda estão a ser eliminados surtos epidemiológicos em quatro instituições, o processo de vacinação em lares de Guimarães fica concluído em meados de Março, com a toma da segunda dose”, refere.
O centro de vacinação vimaranense é gerido pelo Agrupamento de Centro de Saúde, em parceria com a Câmara Municipal.
A autarquia está a apoiar os serviços de saúde pública no plano de vacinação comunitária, tendo assumido a responsabilidade de criar condições para os profissionais de saúde levarem a cabo o processo, através da cedência do Multiusos.
O Centro de Vacinação é composto por seis gabinetes, secretaria de apoio, sala de espera, sala de recobro, espaço para preparação de vacinas e uma área para a equipa de higienização e desinfecção.