O Município de Amares está em primeiro lugar entre os 14 municípios do distrito de Braga no que respeita ao “Ranking da Água” do ano de 2021, ocupando o sexto lugar a nível nacional.
Este “Ranking da Água” avalia os municípios que praticam os preços mais justos ao nível do abastecimento de água em Portugal.
Após a informação avançada pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, o presidente do município amarense, Manuel Moreira, destacou «a consciência de que a água, como um bem essencial, deve merecer um cuidado especial por parte dos decisores».
O edil considera que «o município de Amares tem desencadeado os esforços necessários para disponibilizar tarifários da água equitativos, nomeadamente às famílias amarenses mais numerosas».
De recordar que a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) estuda, desde 2015, o problema da falta de equidade associada aos tarifários dos serviços básicos, em Portugal.
O seu principal objectivo é que, nestes serviços, o preço por pessoa seja igual, ou muito próximo, independentemente da dimensão da família e da sua localização geográfica.