O Município de Ponte de Lima está a promover a campanha “Missão Ucrânia”, que visa a «angariação de donativos a favor do povo ucraniano». Na passada sexta-feira, 25 de Março, foram entregues no centro logístico da AIMInho, em Viana do Castelo, 41 caixas embaladas com bens alimentares e de primeiros socorros.
«Fruto da onda de solidariedade da população limiana», a “Missão Ucrânia” em Ponte de Lima conseguiu, até ao momento, «embalar 41 caixas contendo bens alimentares essenciais e de primeiros socorros, constantes da lista validada pelo Consulado da Ucrânia».
O Município de Ponte de Lima contou com a «colaboração voluntária dos Agrupamentos de Escuteiros do concelho que fizeram a triagem, separação, embalamento e etiquetagem dos referidos bens» que, na passada sexta-feira, foram «enviados para o centro logístico da AIMinho para depois seguirem para as fronteiras com a Ucrânia», no âmbito da campanha coordenada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.
DISTRIBUIÇÃO DE BENS
Contudo, alguns dos bens que têm sido doados, como roupa de cama, vestuário e alguns produtos alimentares específicos, «não poderão ser enviados para a Ucrânia, tendo em conta as directrizes emanadas pelas entidades que estão no terreno e coordenam a missão».
Assim, o Município de Ponte de Lima informa que os produtos – alimentares e outros que não possam ser enviados para a Ucrânia – irão ser «entregues às famílias ucranianas que, entretanto, têm chegado ao concelho de Ponte de Lima e têm solicitado apoio nesse sentido».
“MISSÃO UCRÂNIA”
A “Missão Ucrânia” irá, assim, não só «ajudar o povo ucraniano na zona de conflito», mas também «as 56 pessoas referenciadas e devidamente acompanhadas que, até ao momento, procuraram refúgio no concelho de Ponte de Lima».
INTEGRAÇÃO
Em nota enviada, o Município de Ponte de Lima mostra-se também «disponível para ajudar na integração dos refugiados na comunidade limiana, disponibilizando o espaço da Biblioteca Municipal para a realização de actividades de estudo e de lazer, designadamente, ler, estudar, brincar, jogar, ver um filme, escrever, ouvir música, realizar actividades de bricolage ou outras actividades de expressão artística e cultural».
Facilitará, ainda, o «acesso gratuito à Internet, à informação fidedigna e o combate às “Fake News” e à desinformação, orientando e promovendo a comunicação com as entidades locais, nacionais e internacionais que lhes permitam a integração na comunidade e o apoio às suas necessidades. Presta, igualmente, serviços de informação à comunidade ucraniana sobre questões práticas no que respeita ao acesso e funcionamento de Centros de Saúde, escolas, transportes, desporto. Apoia, ainda, na integração de famílias através da promoção de actividades recreativas e de fornecimento de informação para mobilizar e informar a comunidade», pode ainda ler-se na mesma nota.