REGIÃO

REGIÃO -
Município aposta em “Cultura Para Todos em Esposende”

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Sob a premissa “Cultura para Todos em Esposende”, o Município de Esposende está a desenvolver um projecto direccionado para pessoas com particulares dificuldades de inclusão social, com o intuito de «promover a democratização do acesso a bens culturais, a criação de oportunidades de participação activa em acções de capacitação e a melhoria da empregabilidade».

A decorrer desde o início deste ano, o projecto prolongar-se-á até final de 2022, num investimento global de cerca de «170 000 euros, financiado a 85% no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020».

ACÇÕES

“Cultura para Todos em Esposende” integra um vasto conjunto de acções, para diferentes públicos e com objectivos específicos, e que assentam em várias dinâmicas. 

Assim, para a comunidade idosa do Concelho, a intervenção concretiza-se através do Coro Sénior, de Oficinas Artísticas e do Fórum para Promoção da Longevidade, com o objectivo de «melhorar a sua qualidade de vida, promovendo a interação, socialização e estimulando a sua dimensão cognitiva e intelectual».

Orientada para o público adulto, a acção “Percursos de cidadania – literacia, alfabetização solidária e música inclusiva” proporciona actividades de índole cultural, social, desportiva, entre outras, no sentido de uma «melhor integração na comunidade, com mais participação, maior felicidade, como um ato de liberdade e de cidadania». No âmbito da “Inclusão e Acessibilidade na Literacia e na Música”, o projecto propõe-se «sensibilizar a comunidade escolar para o respeito pela diferença, envolvendo, de forma particular, alunos com incapacidades (invisualidade, surdez, perturbação do desenvolvimento intelectual), promovendo o interesse e a motivação para a leitura através da mistura de ingredientes imprescindíveis para o sucesso pessoal e académico, numa perspetiva multidisciplinar».

Outra das acções é “Teatro para Todos”, que se assume como um espaço cultural para a comunidade, abarcando o maior número de participantes, e que assenta na «utilização do teatro como recurso e suas práticas como meio de promoção da sociabilização, inclusão e encontro para e com a comunidade».

“PROGRAMA MUNICIPAL DE ARTE COMUNITÁRIA”

O “Programa Municipal de Arte Comunitária” é uma proposta aberta a toda a comunidade, numa lógica de verdadeira integração, apesar de ter como alvos prioritários da acção os residentes dos bairros sociais da zona sul de Esposende e de Apúlia, os utentes do Centro de Acolhimento Temporário Emília Figueiredo da ASCRA, bem como os alunos em situação de maior vulnerabilidade social e educativa da Escola Básica de Apúlia, incluindo crianças e jovens de etnia cigana. Nesta acção, serão realizadas oficinas de teatro comunitário, oficinas de música, de ilustração, escrita criativa, entre outras atividades.

Entre diversos eventos que irão ser realizados ao longo destes dois anos, indo ao encontro do objectivo de partilha e de mostra de teatro, o projecto prevê a realização de um festival – Festival de Teatro Amador de Esposende (FESTIAMA).

O desenvolvimento deste projecto envolve várias entidades locais.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS