Durante o mês de Outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro desafiou a comunidade de Terras de Bouro a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, propondo o desenvolvimento de várias iniciativas solidárias.
Assim, o município terrabourense associou-se a este movimento e, ao longo deste mês, desenvolveu várias actividades, como uma Acção de Sensibilização num dia de Feira Quinzenal, na Vila de Terras de Bouro.
Esta actividade contou com a colaboração da UCC de Terras de Bouro e foram distribuídos panfletos informativos, bem como laços rosa.
A juntar a esta iniciativa, realizou-se também uma Caminhada Solidária Contra o Cancro da Mama, pelo Trilho dos Currais.
Antes do início da mesma, a enfermeira Maria Helena Arantes fez um pequeno discurso, onde consciencializou os presentes, para a prevenção e diagnóstico do cancro da mama, realçando a importância de uma alimentação saudável e da realização de actividade física.
Após a caminhada, foi feito o laço rosa humano, com todos os participantes, finalizando-se a iniciativa com um almoço convívio entre todos.
Para além disso, foram realizadas acções de sensibilização com a A.D.R.C. de Terras de Bouro e Grupo Desportivo do Gerês, onde foram colocados laços rosa aos jogadores e distribuídos ao público, panfletos e laços rosa.
Por fim, no decorrer do mês de Outubro, foi colocado um laço rosa na fachada do Município e colocou–se a luz da Fonte Luminosa, cor-de-rosa de forma a sensibilizar a população.
De recordar que o movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.