Com o intuito de promover Amares como destino eno-gastronómico, o Município de Amares, em articulação com a Feel Travel, no âmbito do projecto Minho-in, promoveu uma acção de sensibilização junto de algumas escolas de hotelaria, com o objectivo desafiar os alunos a reinventar alguns dos produtos âncora do concelho, nomeadamente as papas de sarrabulho, a laranja de Amares e vinho verde Loureiro.
A iniciativa surge no âmbito do projecto de valorização da eno-gastronomia “Minho Região Europeia da Gastronomia” e assenta na intenção de promover uma maior valorização e visibilidade dos produtos endógenos do concelho de Amares junto do consumidor e público em geral, intensificando e diversificando a sua utilização na gastronomia, com o simultâneo incentivo aos jovens em formação na área da cozinha/pastelaria e restaurante/bar nas escolas da região do Cávado.
A ideia é que cada participante apresente uma inovação/reinterpretação da receita das “Papas de Sarrabulho e Rojões à Moda de Amares”, através da execução de um prato para degustação e avaliação pela organização.
Do mesmo modo, cada participante terá de apresentar uma sobremesa/doce que utilize a “Laranja de Amares” e em que este produto esteja em claro destaque na sua composição. Tudo isto associado ao vinho verde de Amares.