O Município de Braga obteve a renovação da certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade pela norma internacional ISO 9001:2015, «reconhecendo assim a excelência dos serviços prestados à população do Concelho de Braga», escreve o Município em nota enviada.
A renovação abrange a prestação de Serviços de Atendimento ao Público do Balcão Único e a gestão do procedimento administrativo associado ao tratamento de denúncias/queixas no âmbito da actuação da Divisão de Fiscalização.
A autarquia bracarense vê ainda reconhecidos os procedimentos de elaboração, alteração e revisão de planos de ordenamento do território e sua monitorização, a resposta a consultas e emissão de pareceres sobre os planos, e, ainda, a gestão do processo de contra-ordenações.
«MOMENTO MARCANTE»
Para o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, esta certificação é um «momento marcante» para o Município que, mesmo em circunstâncias atípicas como as que se verificaram no último ano, devido à pandemia da COVID-19, «continuou a prestar bons serviços à população».
«Esta certificação representa, não apenas o reconhecimento externo da nossa capacidade de resposta aos pedidos dos munícipes, como também contribui para melhorarmos cada vez mais a nossa organização, optimizar procedimentos e termos capacidade de avaliação da nossa actuação», salienta o autarca.
Ricardo Rio destaca, igualmente, o envolvimento de todos os colaboradores na melhoria do desempenho dos serviços municipais, salientando que a certificação constitui uma «ferramenta de gestão que desafia toda a organização a manter e a melhorar o sistema de gestão que é desenvolvido por pessoas que pensam nas pessoas».
NORMA INTERNACIONAL ISO 9001
A norma internacional ISO 9001 é a norma mais utilizada em todo o mundo pelas organizações públicas e privadas que pretendem implementar um sistema de gestão de qualidade, a eficácia da organização e a satisfação dos clientes grande objectivo da medida.
De referir que esta certificação atribuída agora ao Município de Braga é válida até 15 de Dezembro de 2022, sendo sujeita a auditorias de acompanhamento.