REGIÃO

REGIÃO -
Município de Esposende «garante descontos de 50% dos passes de transportes públicos»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Todos os residentes e com morada fiscal em Esposende, que trabalhem no Concelho ou fora dele e adquiram passes de transportes públicos, vão beneficiar de uma redução de 50% do valor dos passes.

A medida, aprovada por unanimidade em reunião de câmara, é «temporária e de carácter excepcional e vigorará até ao final do ano corrente, sendo suportada com o excedente da verba atribuída a Esposende do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), implementado pelo Governo com o intuito de atrair passageiros para o transporte público», explica Município em nota enviada.

Recorde-se que o Município optou por «alocar as verbas provenientes do PART ao apoio de 50% do valor dos passes escolares de todos os estudantes do ensino secundário das escolas do Concelho, contudo, por força da situação de pandemia declarada pela OMS, veio a concretizar-se o encerramento dos estabelecimentos de ensino e, por conseguinte, deixou de, desde parte do mês de Março, haver a necessidade de transporte escolar. Nesta medida, o valor excedente que não será alocado ao seu objetivo inicial será direcionado para o apoio ao transporte público dos munícipes», acrescentam.

Por esta via, o Município dá «continuidade ao apoio ao transporte público implementado já neste contexto de pandemia, através do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP). Este programa destina-se a «promover o reforço dos actuais serviços e a implementação de novos serviços de transporte público, regular e flexível, que resultem em ganhos em termos da acessibilidade dos territórios e das suas populações aos principais serviços e polos de emprego, e que promovam a transferência dos actuais utilizadores do transporte individual para o transporte colectivo de passageiros, contribuindo assim para a indução de padrões de mobilidade mais sustentáveis e para a descarbonização da mobilidade». 

Conforme deliberação tomada no passado dia 9 de Julho, o Município optou por «criar linhas de transporte público essencial, assegurando, desta forma, uma rede mínima de transporte público aos seus munícipes», concluem.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS