O Município de Ponte de Lima está a apoiar os Agrupamentos de Escolas do Concelho nesta fase de Ensino à Distância, sendo que em articulação com os mesmos tem «apoiado as famílias com menos recursos através do empréstimo de 180 portáteis que se encontram nas escolas e 210 routers de acesso à internet, aos alunos com escalão A e B da Acção Social Escolar».
Em comunicado, o Município de Ponte de Lima escreve que «esta medida reflecte a forte aposta na Educação por parte do Município, a qual também dispõe de um parque escolar devidamente requalificado e que vai de encontro aos melhores padrões de qualidade em Portugal».
APOIO ALIMENTAR
Paralelamente, o Município de Ponte de Lima também «assegura o apoio alimentar (almoço e lanche) aos alunos do Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo e Ensino Secundário, beneficiários dos escalões A e B da Ação Social Escolar, referenciados pelos Agrupamentos de Escolas; assim como a todas as crianças e jovens assinalados pela CPCJ, nesta fase de Ensino à Distância».
Este apoio alimentar funciona nas Escolas Sede de cada Agrupamento do concelho de Ponte de Lima que integram a Rede de Escolas de Acolhimento, que de acordo com o Dec. Nº 3 – A/2021 de 14 de Janeiro, encontram-se abertas para receber e acompanhar os educandos de profissionais de saúde, trabalhadores de serviços essenciais, e crianças e jovens em risco sinalizados pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Paralelamente, aos alunos referenciados que se encontrem na sua residência, o Município de Ponte de Lima garante a prestação de apoios alimentares através da colaboração com os Centros Paroquiais e Sociais das respectivas áreas de residência.