TERRAS DE BOURO

TERRAS DE BOURO -
Município de Terras de Bouro e CONFAGRI promoveram palestra sobre fundos comunitários

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No âmbito do programa curricular da turma do 11º ano de Humanidades da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, decorreu no último dia 19 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma palestra sobre Fundos Comunitários, em colaboração com a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL.

Na sessão esteve presente a Vereadora da Educação, Ana Genoveva Araújo, em representação do município, Isabel Santana, técnica da CONFAGRI e dos Gabinetes de Apoio ao Agricultor e Gestão de Fundos Comunitários do Município de Terras de Bouro.

Na sessão, Ana Genoveva Araújo realçou a «importância deste género de iniciativas interactivas e auxiliadoras de escolhas futuras para alunos que se aproximam da conclusão do ensino secundário».

“PAC”

Na primeira parte da palestra, Isabel Santana e as colaboradoras do Gabinete de Apoio ao Agricultor procederam ao enquadramento da CONFAGRI na União Europeia e debruçaram-se na Política Agrícola Comum (PAC), uma parceria entre a Europa e os Agricultores para o «desenvolvimento económico e social».

Demonstraram, também, o «papel essencial que os agricultores desempenham no dia-a-dia», a par de «características diferenciadoras do seu sector», aludindo à sua representação no concelho de Terras de Bouro. Mais ainda, mencionaram os «diferentes apoios ao rendimento, sem esquecer os requisitos imprescindíveis para a sua obtenção, realizando paralelismos de aplicação entre Portugal e outros países da União Europeia, assim como entre regiões do território português».

Neste seguimento, o colaborador do Gabinete Gestão de Fundos Comunitários elaborou uma «explicação aos alunos, com base em exercícios exemplificativos e de raciocínio, da aplicabilidade dos fundos comunitários através dos quadros de apoio existentes na União Europeia», dando a conhecer pormenores dos processos de candidatura que são necessários realizar entre o surgimento de uma ideia sustentável até à sua concretização, colocando os alunos em «contacto com o trabalho que é desenvolvido neste gabinete».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS