O reforço da aposta nos setores do turismo, cultura e sustentabilidade são a base estratégica da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM- Cávado) para os próximos anos. Os municípios de Amares e Terras de Bouro estão alinhados com as linhas orientadoras traçadas na última reunião.
Na reunião de Barcelos, esta semana, foram discutidos alguns projetos relevantes que «contribuam para a coesão, competitividade, inovação e internacionalização dos territórios, tendo por base um elevado grau de compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável e a consolidação de parcerias e experiências a nível europeu».
Destacou-se, assim, o projeto “LIGHT-HAUS”, em candidatura ao Programa Interreg Espaço Atlântico, e que tem como objetivo dar maior visibilidade aos territórios costeiros atlânticos e à sua cultura através da criação de novos recursos turísticos tendo os faróis como elementos comuns.
A ser aprovado, o projeto prevê uma duração de 30 meses, e contará com participação de diferentes parceiros: a MMS Cantabria, Universidade de Huelva e Autoridade Portuária de Avilés em Espanha, MTU e Irish Lights na Irlanda, SMIDDEST e Brest Terres Océanes em França, Universidade de Aveiro e Câmara Municipal de Viana do Castelo em Portugal.
No âmbito da sustentabilidade ambiental, o CI da CIM Cávado fez um ponto de situação do projeto europeu denominado NBRACER – Nature Based Solutions for Atlantic Regional Climate Resilience, que já se encontra em execução, ao abrigo do programa Horizon Europe da Comissão Europea.
Este projeto conta com 30 parceiros europeus, incluindo esta CIM, e com o mesmo pretende-se desenvolver abordagens inovadoras que potenciem a transformação das regiões parceiras, tornando-as mais resilientes às alterações climáticas, mais ecológicas, seguras, saudáveis e justas.
O projeto já em desenvolvimento tem organizado diferentes ações, sendo que, nos próximos dias, acolherá na região um workshop direcionado aos diferentes stakeholders locais, que terá como objetivo uma maior aproximação à temática, bem como estudar os desafios inerentes à bacia do Cávado.
«Com o NBRACER pretende-se que, o território do Cávado enquanto região replicadora, aprofunde o seu conhecimento de boas práticas de soluções de base natural, como contributo ao aumento da resiliência climática do território», destaca a CIM- Cávado.