O Museu Pio XII, em Braga, inaugura, no próximo dia 21 de Julho, a exposição “Braga – Ponto por Ponto”. Um repositório de desenho que traduz grande parte da produção artística de Domingos Araújo ao longo dos últimos vinte e cinco anos.
Trata-se de uma coleção de desenhos, onde, recorrendo ao pontilhismo, o autor representa vários espaços construídos da cidade. São desenhos que representam os lugares mais icónicos da cidade e arredores: praças, ruas, recantos, palácios, igrejas, capelas, fontes e chafarizes, cruzeiros, janelas e outros.
«Através de imagens singulares e vibrantes que a sua arte paciente recria, o autor procura impressionar e despertar curiosidade por cada um dos motivos representados nos cerca de 180 desenhos», avança o museu, que – a partir de 21 de julho – irá abrir ao público pelos seis pisos da Torre Medieval – Nossa Senhora da Torre.
O AUTOR
Domingos Araújo é natural da cidade de Braga, cidade onde sempre viveu. Antes de ingressar nos estudos universitários, repartiu o seu tempo e formação entre a Escola Técnica Carlos Amarante e o trabalho em Artes Gráficas.
Licenciou-se em Física e Química pela Universidade do Minho, em 1986, e obteve o grau de mestre, em 1995, na mesma universidade.
Actualmente é professor aposentado de Física e Química da Escola Secundária Carlos Amarante.
Para além da docência, tem dedicado algum do seu tempo ao desenho, a sua paixão, o que tornou possível a realização, ao longo dos últimos vinte anos, de várias publicações e exposições dos seus desenhos e pinturas em diferentes lugares da cidade.