AMARES

AMARES -
Na antiga casa de Sá de Miranda nasce o Casa da Tapada Superior Alvarinho e Loureiro 2020

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Na casa onde outrora viveu Francisco Sá de Miranda, em Fiscal, no concelho de Amares, nasce a nova colheita do Casa da Tapada Superior Alvarinho e Loureiro.

A Casa da Tapada é, desde 2018, propriedade da família Serrano Mira, amplamente conhecida pela Herdade das Servas, no Alentejo. Depois da estreia com vinhos desse ano, a colheita de 2020 assinala a terceira edição deste branco.

“O Casa da Tapada Superior Alvarinho e Loureiro branco 2020 é, como o nome indica, um lote de duas castas, as mais afamadas da região, sobressaindo o Alvarinho com 80% e o Loureiro com 20%. Plantadas em solos ácidos, de origem granítica e de textura franca, aportam estrutura a este DOC Vinho Verde branco”, refere a marca.

Após as intervenções em verde, “necessárias durante o ciclo vegetativo das videiras, as uvas foram vindimadas à mão e transportadas para a adega, em pequenas caixas”.

“No processo de vinificação, após desengace e esmagamento, as uvas passaram pela prensa pneumática com protecção de oxidações, seguindo-se a decantação estática, durante 48 horas, e a fermentação alcoólica, em cuba de inox com controlo de temperatura. Concluída a fermentação alcoólica, o vinho estagiou “sur lie” em cuba de inox, durante três meses”, explica.

No copo, este branco apresenta-se límpido e de cor citrina. No nariz, sobressaem aromas de alperce, pêssego, limão e notas tropicais.

“Mostra-se um branco fresco e frutado, complexo e volumoso, com um final de boca persistente. Tendo em conta o seu perfil, prevê-se uma boa evolução em garrafa e uma longevidade média de sete anos, “fugindo” aos cânones dos brancos da região, leves e ideias para beber jovens. Um Vinho Verde branco ideal para a mesa, a acompanhar saladas, mariscos, queijos, peixes e carnes brancas”, conclui a marca.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS