Nabihah Iqbal e XEXA partilham o palco da blackbox do gnration esta sexta-feira, 12 de abril, numa noite de concerto duplo com início às 21h30.
Este concerto marca a estreia de Nabihah Iqbal em território nacional, em residência artística no gnration até ao dia do espetáculo. Outrora conhecida como Throwing Shade, Nabihah Iqbal ganhou notoriedade no início da década de 2010 como DJ e produtora de música eletrónica.
Em 2017, estreia-se em nome próprio com o disco “Weighing of the Heart”, lançado pela Ninja Tune, a editora independente criada pelo duo de música eletrónica Coldcut, que se tornou a casa de artistas como Thundercat, Peggy Gou, Metronomy, Floating Points, Little Dragon, ou Black Country, New Road.
“DREAMER”, o segundo e mais recente trabalho de Nabihah Iqbal, foi lançado em 2023 e surge de “uma série de eventos desafortunados”, segundo a artista.
Nos primeiros meses de 2020, Iqbal tinha um novo disco gravado, quase pronto a sair, mas, quando o seu estúdio foi assaltado, o trabalho de dois anos foi perdido. Ainda, poucos dias depois o avô da artista adoeceu.
Nabihah voou até ao Paquistão para o visitar, e acabou lá retida por dois meses devido à pandemia. Longe do Reino Unido e sem equipamento de produção, a artista foi incentivada pelo avô a comprar uma guitarra acústica e um harmónio.
Entre sessões de exploração com estes instrumentos e aulas de herbalismo, onde aprendeu as propriedades medicinais de diversas plantas, Nabihah Iqbal começou a desenhar o que viria a ser “DREAMER”.
Combinando a eletrónica com guitarras e batidas post-punk, e com vozes encobertas que lembram o shoegaze e dream pop, a artista terminou o seu disco. Este é também uma homenagem à ascendência paquistanesa de Iqbal, que utiliza instrumentos tradicionais do país como a cítara e o supramencionado harmónio, estando este último presente em todas as canções.
Na mesma noite, a jovem artista portuguesa XEXA dá a conhecer o seu álbum de estreia “Vibrações de Prata”, lançado no final de 2023 pela Príncipe Discos.
O trabalho da artista afrofuturista mistura influências da música tradicional africana com sintetizadores, paisagens sonoras e música eletrónica e ambiente. Entre sintetizadores, mesas de mistura e teclados MIDI, XEXA cria os seus sets ao vivo.
“Gosto de saber que a minha música é capaz de proporcionar ao ouvinte esta experiência contemplativa”, conta a artista à Cabine.
A aventura de XEXA na música começou aos 9 anos, quando entrou no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra. Depois veio a escola artística António Arroio, onde começou a experimentar com a produção sonora no FL Studio. Em 2019, ruma a Londres para ingressar na Guildhall School of Music & Drama, tendo-se licenciado em Sonic Arts em 2023. Dois anos antes, editou a mixtape “Calendário Sonoro”, que lhe deu destaque na imprensa nacional e a levou a diferentes palcos pelo país, incluindo o gnration, no festival Semibreve.
Esta sexta-feira, XEXA regressa a Braga com “Vibrações de Prata” num concerto que vai abrir a noite para terminar com a estreia em Portugal de Nabihah Iqbal, acompanhada pela sua banda.
Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, locais habituais e gnration.