BRAGA - ‘Nós Propomos’ põe jovens de Braga a pensar o território

BRAGA -
‘Nós Propomos’ põe jovens de Braga a pensar o território

A Câmara de Braga apresentou esta quarta-feira na Escola Secundária Sá de Miranda mais uma edição do projecto ‘Nós Propomos’. Trata-se de um projecto que desafia os alunos a contribuir para o futuro da cidade, promovendo a cidadania participativa.

Para Miguel Bandeira, vereador do Urbanismo, este projecto “contribui para estimular a interacção entre os decisores políticos, os técnicos e os cidadãos mais jovens.

“Queremos um futuro cada vez mais participado através da manifestação da opinião dos jovens sobre as opções mais importantes para o nosso território”, referiu Miguel Bandeira, durante a apresentação do projecto. Desde 2013, o ‘Nós Propomos’ envolveu cerca de 1000 jovens do concelho.

PUBLICIDADE

Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica, são o ponto de partida para que, em grupo, os alunos identifiquem problemas que lhes são frequentes na sua vida quotidiana.

Em seguida, alunos e professores reúnem-se com técnicos do município que lhes transmitem as principais orientações e preocupações do Plano Director Municipal, também abordado no 11.º ano, ajudando-os a enquadrar o problema que estão a estudar.

Recorde-se que o projecto ‘Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica’ é promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento de Território da Universidade de Lisboa/IGOT e pela ESRI Portugal, com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica/Ciência Viva.