Está a formar-se, em Amares, uma nova associação cultural, Caixa Negra, que arranca na próxima sexta-feira (26 de julho) com uma exposição fotográfica imersiva de João Rat, na Galeria de Artes e Ofícios, na Praça do Comércio, em Ferreiros.
A inauguração acontece às 21h00. A mostra manter-se-á até ao dia 09 de agosto, com entrada gratuita.
Segundo a organização, “este evento marca o início de um vasto leque de circuitos e dinâmicas culturais, em vários âmbitos da sua programação”.
“Criar a associação Cultural Caixa Negra, em Amares, surge da vontade de querer projetar o passado e o presente no futuro, disponibilizando novos caminhos na construção de uma sociedade ativa culturalmente”, refere a associação.
A intenção é “reavivar a atividade cultural em várias frentes artísticas de modo a sensibilizar os locais, bem como oferecer experiências de conhecimento, reconhecimento e produção de bens materiais e imateriais”. Na base da Caixa Negra estão conceitos de “comunidade, criação, exposição e transmissão”.
“Esta associação procura assumir-se como um caminho de criação e exposição, fomentando novos públicos, mais envolvidos, interessados e ativos e fazendo uso de espaços como auditório Conde Ferreira, Centro de Turismo, Casa do Povo, Biblioteca Municipal Sá de Miranda, (futuramente) Casa da Botica, entre outros e dinamizando variadas casas comerciais, enquadradas no contexto dos eventos”, assegura.
A sua programação alinhar-se-á pelas áreas da música, fotografia, design, cinema, artesanato, tecnologia, entre outros, “sustentada por valores educativos, inclusivos, de comunidade e sustentabilidade”.