A Câmara de Braga discute na segunda-feira, em reunião de executivo municipal, a proposta de regulamento do programa “As Minhas Primeiras Páginas”.
Em comunicado, o município explica que, “com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades de acesso ao livro e à leitura”, criou este “ambicioso projeto”, que pretende oferecer a todas as crianças e jovens residentes no concelho um conjunto de livros desde o seu nascimento até completarem 17 anos.
“Todos os livros oferecidos ao abrigo deste projeto serão criteriosamente selecionados por uma equipa de técnicos especializados na área do livro e da leitura, de acordo com a faixa etária e a tipologia de livros mais adequados para cada idade”, refere a autarquia.
Juntamente com estes livros serão também oferecidos folhetos informativos acerca dos benefícios da leitura e com algumas dicas para os pais terem em conta na altura de ler para os seus filhos ou de como os motivar para a leitura, “sendo que a inscrição neste programa não implica qualquer tipo de custos”.
O projeto será implementado em duas fases: a primeira englobará apenas crianças dos 0 aos 10 anos e a segunda passará a vigorar para as crianças e jovens dos 0 aos 17 anos.
São parceiros do município neste projeto a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a Unidade Local de Saúde de Braga, os CTT, o Hospital Lusíadas de Braga, os Hospitais Trofa Saúde de Braga e a Universidade do Minho – Instituto de Educação.