Os contratos para a realização de obras de reabilitação no interior da igreja e na envolvente do Santuário da Abadia, em Amares, foram assinados esta quinta-feira e prevêem um investimento global de mais de 600 mil euros.
A intervenção deverá arrancar na próxima semana e permitirá, segundo o presidente da Câmara, Manuel Moreira, «dignificar e tornar mais aprazível» aquele local, que o autarca considera «um dos mais significativos e bonitos» do concelho.
«O grande objectivo é modernizar este espaço e atrair pessoas ao concelho de Amares. Esta intervenção vai dar dignidade e criar uma nova dinâmica neste santuário», sublinhou.
Em concreto, haverá uma intervenção no interior da igreja, de cerca de 200 mil euros, através da ATAHCA, que permitirá restaurar o órgão de tubos e repor o gradeamento, além da pintura e da recolocação do púlpito e de um cadeiral.
«No fundo, permitirá que se possa voltar às origens, àquilo que foi a igreja há muitas décadas», resumiu o presidente da ATAHCA, José da Mota Alves, durante a cerimónia de apresentação da empreitada.
Além disso, através de uma candidatura apresentada pela Câmara de Amares a fundos comunitários, com um investimento total de 414 mil euros, será igualmente realizada a reabilitação do terreiro e criada uma loja de turismo.
Esta loja terá três componentes: venda de produtos religiosos, venda de produtos locais e divulgação das potencialidades do território da Abadia e do concelho de Amares, com uma mesa interactiva em que os visitantes poderão aceder a vários pontos de interesse.
As obras deverão estar concluídas dentro de um ano.
QUARTEL E CALVÁRIOS
O presidente da Confraria, Carlos Portela, adiantou que estão igualmente aprovadas candidaturas para a requalificação do quartel norte e dos calvários, que deverão em breve ser lançadas a concurso.
«As obras que agora adjudicamos representam o início de um ciclo de mudança que nos deixa muito orgulhosos. Este é um espaço ímpar do concelho de Amares, que alia religiosidade e uma paisagem fabulosa», destacou.
Segundo Carlos Portela, trata-se do início de um «investimento nunca antes visto no Santuário da Abadia», que permitirá «continuar a desenvolver e a melhorar» este espaço.
LIGAÇÃO AO MOSTEIRO DE BOURO
Durante o seu discurso, Manuel Moreira vincou a intenção de articular a intervenção na Abadia com a realização de obras no Mosteiro de Bouro, cujo concurso público deverá ser lançado ainda este ano.
«Comprometemo-nos com a CCDR-N [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte] a realizar a requalificação do Mosteiro de Bouro, no valor de um milhão e 700 mil euros, até 2023. O concurso deverá ser lançado em Novembro», anunciou.
O autarca sublinhou também a necessidade de intervir na estrada que liga a Vila de Bouro ao Santuário da Abadia.
«Se queremos ser um concelho procurado e com visitantes temos de criar as condições», frisou.
Desenvolvimentos na edição impressa de Junho