Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
PAÍS

PAÍS -
Oito em cada dez portugueses não confia nos partidos políticos

Oito em cada dez portugueses tendem a não confiar nos partidos políticos, uma tendência verificada em 13 dos 27 países da UE, em que mais de 70% das pessoas tendem a não confiar nos partidos políticos (a média da UE é 71%), de acordo com uma investigação da Pordata.

Em quase todos os países, com exceção da Dinamarca e do Luxemburgo, é maior a proporção de pessoas que não confiam do que as que confiam.

Adicionalmente, 35% das pessoas em Portugal nunca falam sobre política com amigos ou familiares, e apenas 10% referem discutir política frequentemente (a média europeia é de 23%).

A Pordata, base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, divulgou um conjunto de dados que permitem fazer um retrato da evolução das eleições legislativas em Portugal – desde o 25 de abril de 1974 até às últimas eleições, em 2024 – bem como um conjunto de indicadores que possibilitam caracterizar a perceção da população residente em Portugal sobre a política nacional.

A investigação também revela que 53% dos cidadãos em Portugal tendem a não confiar na Assembleia da República, valor abaixo da média europeia (58%). Em 18 países, mais de metade dos inquiridos tendem a não confiar no Parlamento nacional. Só na Dinamarca, Suécia e Luxemburgo é que mais de 60% dos inquiridos tendem a confiar nos seus deputados;

Com 56% dos inquiridos a não confiar no sistema de justiça (13 pontos percentuais acima da média europeia), Portugal está entre os seis países que menos confiam nesta instituição.

 Em contrapartida, mais de dois terços dos inquiridos (67%) em Portugal tendem a confiar na União Europeia (face a 53% da média europeia). Esta percentagem melhorou significativamente face ao inquérito realizado no final de 2023.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS