SAÚDE (Alerta)

SAÚDE (Alerta) -
Ordem dos Médicos alerta para «rutura grave e iminente em vários hospitais do país»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Ordem dos Médicos (OM) faz um apelo ao Governo para encontrar soluções que evitem a situação de «rutura grave e iminente em vários hospitais do país». Alerta para o encerramento da atividade em diversos Serviços de Urgência «e impacto sobre a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde aos seus doentes».

Em comunicado, a OM acusa o Governo de «total passividade», em particular «do Ministro das Finanças e do Ministro da Saúde», alertando para «a degradação das condições de trabalho e a incapacidade de dotar o SNS de uma estrutura em recursos humanos adequada». Diz mesmo que «estão a comprometer a qualidade dos cuidados de saúde prestados e a segurança dos doentes em vários hospitais, de norte a sul do país».

A OM pede ao Governo para que «crie as condições necessárias para o Serviço Nacional de Saúde voltar a funcionar», mostrando-se «solidária com todos os médicos que manifestaram a sua indisponibilidade para continuar a trabalhar em condições indignas e inaceitáveis, em serviços com falta de recursos e de meios para dar uma resposta apropriada aos doentes que recorrem ao SNS».

Existem já fortes probabilidades de alguns hospitais terem as urgências encerradas em outubro, por falta de médicos, num cenário com cerca de 25 hospitais em todo o país com constrangimentos.

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS