O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga (PMEB) divulgou os resultados alcançados pelas empresas signatárias no compromisso de reduzir as emissões de gases com efeito estufa, que “revelam um progresso substancial na implementação das ações acordadas”.
“Desde o lançamento do PMEB, 85% das entidades signatárias reportaram a implementação das ações planeadas, demonstrando um compromisso robusto com a sustentabilidade. Um total de 82% dos compromissos iniciais foram cumpridos, com várias organizações indo além das expectativas ao realizar um número significativo de ações adicionais”, assinala a Câmara de Braga.
Segundo a autarquia, dos dados apresentados destacam-se a aquisição de 116 veículos elétricos e 118 veículos híbridos plug-in, resultando a compra destas 234 viaturas na redução imediata de 405 toneladas de CO2 equivalente.
“Anualmente, espera-se ainda evitar a emissão adicional de 281 toneladas de CO2 equivalente, tendo como base de cálculo os quilómetros percorridos pelas viaturas em 2023. Além disso, foram instaladas 168 tomadas elétricas e criados 132 lugares de estacionamento dedicados a veículos elétricos e partilha de carros entre colaboradores”, realça a Câmara de Braga.
Outras iniciativas incluem a promoção do teletrabalho, que viu um aumento de 59% na adesão semanal, beneficiando 358 colaboradores com horários flexíveis. Adicionalmente, foram implementadas medidas para melhorar a acessibilidade universal e expandir as opções de transporte sustentável na cidade, em colaboração com os Transportes Urbanos de Braga e outras entidades locais.
Na sessão foi também apresentado o futuro do pacto, que visa expandir o número de empresas signatárias e intensificar as ações de sustentabilidade. “O PMEB continuará a ser uma plataforma chave para impulsionar a inovação e a colaboração em prol de um ambiente mais limpo e sustentável para todos”, garante a autarquia bracarense.