O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga venceu o prémio nacional de sustentabilidade, na categoria ‘Mobilidade Sustentável’.
Numa iniciativa dinamizada pelo Jornal de Negócios, que pretende valorizar medidas, serviços ou produtos que promovam cidades ou vilas sustentáveis e o bem-estar da comunidade, Braga foi reconhecida pelo seu “contributo para uma mobilidade mais sustentável” no concelho.
Iniciado em 2022, o Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga (PMEB), promovido pelo BCSD Portugal e pela Câmara Municipal de Braga, conta com 38 empresas e instituições signatárias que assumiram compromissos a serem implementados até final de 2023, no sentido de transitarem para uma mobilidade mais sustentável, inclusiva e digital no Concelho.
Este projecto surgiu em 2019, na sequência do primeiro Relatório de Sustentabilidade do concelho, realizado pela Câmara Municipal de Braga, segundo o qual foi possível determinar que 65% das emissões são oriundas da mobilidade.
“Ciente da importância da mobilidade para a descarbonização do concelho, o Município tem apostado no estabelecimento de parcerias e num portefólio de iniciativas que promovem a transição para uma mobilidade urbana sustentável e inteligente”, enaltece a autarquia.