CRISE POLÍTICA

CRISE POLÍTICA -
País espera por decisão de Marcelo Rebelo de Sousa

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Presidente da República vai anunciar ao país, esta quinta-feira, a sua decisão face à demissão do primeiro-ministro, depois de auscultar o Conselho de Estado e de já ter ouvido os partidos, para uma eventual dissolução do Parlamento.

Na quarta-feira, o chefe de Estado recebeu no Palácio de Belém os oito partidos com assento parlamentar, a maior parte dos quais se manifestou a favor de uma dissolução e convocação de eleições legislativas antecipadas.

No entanto, o PS, que tem maioria absoluta de deputados, propôs ao Presidente da República a nomeação de outro primeiro-ministro para chefiar um novo Governo apoiado pela actual maioria.

Marcelo Rebelo de Sousa comunicou que “falará ao país imediatamente a seguir à reunião do Conselho de Estado”, que está marcada para as 15h00, no Palácio de Belém, em Lisboa.

O Conselho de Estado foi convocado “ao abrigo do artigo 145.º, alínea a) e da alínea e), segunda parte” da Constituição – nos termos das quais compete a este órgão “pronunciar-se sobre a dissolução da Assembleia da República”, mas também, “em geral, aconselhar o Presidente da República no exercício das suas funções”.

Logo no início actual legislatura, o Presidente da República avisou que uma eventual saída de António Costa levaria à dissolução do Parlamento, o que mais tarde reiterou, afastando a formação de outro executivo com a mesma maioria.

Na quarta-feira, os partidos pronunciaram-se também sobre a possibilidade de se permitir a aprovação e a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2024, em discussão na especialidade no Parlamento, com a votação final global marcada para 29 de Novembro, que teve algum acolhimento apesar da contestação ao conteúdo da proposta do Governo.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS